quinta-feira, 29 de março de 2007

3o dia de ocupação!

Campinas, 29 de março de 2007 :: 3º Dia de Ocupação

Cerca de 450 estudantes estão mobilizados em torno da ocupação da Reitoria da Unicamp desde as 7h da manhã de terça-feira (27/03). Os estudantes reivindicam 3 pontos:

(1) Que o reitor e o CONSU (Conselho Universitário) se posicionem publicamente pela revogação dos decretos do governador Serra. Estes decretos atacam diretamente a autonomia financeira, acadêmica e de pesquisa da universidade. Promovendo uma contínua privatização da
universidade e sua produção. Evidência disso é o contigenciamento de verbas públicas, o veto à contratação de pessoal via concurso público e os sucetivos vetos (2005 e 2006) ao aumento do repasse para as universidades.

(2) Que a reitoria realize uma grande reforma na moradia estudantil, que se apresenta em situação precária, considerando que o bloco B corre riscos de deabamento. Reivindicamos que a Unicamp seja locatária e fiadora das casas que provisoriamente os abrigarão e pague os gastos
relacionados (água, luz segurança e transporte). Reivindicamos também a ampliação da moradia já que nos últimos 17 anos o projeto inicial, que previa 1500 vagas (atualmente são apenas 900) não foi ainda cumprido e as expansões da universidade (mais vagas e mais cursos) nunca são acompanhadas de expansão da assistência estudantil. Reivindicamos por fim o afastamento da coordenadora do PME (Programa da Moradia Estudanil) Kátia Stancato, que tem se posicionado de forma autoritária e negligente com relação aos sérios problemas presentes na moradia.

(3) Homologação dos Representantes Discentes (RDs) eleitos no processo autônomo dos estudantes para o CONSU e para a a CCG, órgãos máximos de deliberação da Unicamp. A reitoria, em 2004, tomou a organização deste processo, impedindo que o movimento estudantil escolhesse seus próprios representates. O CONSU se recusa a reconhecer os RDs escolhidos pela eleição realizada pelos estudantes ano passado, que obteve 4778 votos, legitimando autoritariamente a eleição organizada pela reitoria que contou com apenas 184 votos.

Até o presente momento as negociações não avançaram nos pontos primordiais e a reitoria se mantém intransigente tanto quanto à posição da assistência estudantil na política da universidade quanto na democratização da estrutura de poder e decisão. A ocupação se mantém!

Convocamos todos os estudantes, professores, funcionários e toda a comunidade a apoiarem essa luta em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade e manifestem repúdio à presença da polícia no campus e às intervenções policiais, que ameaçam o bom zelo do patrimônio público e a própria segurança dos estudantes nesta manifestação PACÍFICA.

Nota da Comissão de comunicação e imprensa da Ocupação.