sexta-feira, 30 de março de 2007

Moção de apoio do Mov. a Plenos Pulmões

NOTA DE APOIO AOS ESTUDANTES DA UNICAMP

Hoje vemos uma nova disposição de luta no movimento estudantil de todo o país. Greve na UEG, paralisações na PUC-SP, manifestações na USP.. Agora, a ocupação da Reitoria da Unicamp, que é parte desse processo de radicalização do movimento estudantil combativo. Os estudantes exigem a reconstrução do "Bloco B", moradia universitária que está em péssimas condições, pela representação estudantil no CONSU (Conselho Universitário) e contra os ataques do Governo Serra. Essa é a primeira resposta das 3 estaduais do estado de São Paulo aos ataques desse governo, das Reitorias e dos Conselhos Universitários. Os estudantes da Unicamp estão sendo a vanguarda da luta para barrar os ataques que estão atingindo as universidades estaduais de São Paulo.

Na USP os diretores de Faculdade e o Reitor reprimem o movimento estudantil, colocando grades nos espaços dos estudantes. Na PUC-SP a Reitora quer expulsar os inadimplentes de sala de aula e processar os estudantes do Centro Acadêmico por defenderem festas na Universidade. Com o decreto do Serra faltam professores nas estaduais. Em Araraquara os estudantes fazem atos de protesto e recebem sindicâncias, ameaçados até de expulsão da Universidade. A ocupação na Unicamp é um primeiro passo na luta contra todos esses ataques, porque sabemos que só a comunidade universitária, e não o Governador, os Reitores e os Conselhos Universitários, tem o interesse no pleno funcionamento da Universidade e na expansão da Universidade pública.

Através dos próprios métodos de luta do movimento estudantil combativo, vamos defender a universidade pública para que os filhos dos trabalhadores estejam dentro dela . Essa é uma luta contra a burocracia universitária, uma luta totalmente oposta aos interesses do governo Serra. Nesse momento, o CONSU entrou com uma medida de reintegração de posse da Reitoria da Unicamp, dispostos a chamar a polícia para reprimir os estudantes que lutam para que sua moradia não desabe e cause graves acidentes.

Nós, do Movimento A Plenos Pulmões, lutaremos em cada lugar onde estivermos para massificar o apoio à luta fora da Unicamp, fazendo chegar até o reitor da Unicamp o nosso grito de apoio às suas demandas. Se conseguimos isso e massificamos o movimento entre todos os estudantes da Unicamp, as centenas de estudantes que estão garantindo esse primeiro dia de ocupação podem levar o movimento à vitória.

Temos a certeza e a convicção da força dessa luta, e estaremos na linha de frente para que esta luta se multiplique por todo o Estado de São Paulo , através de paralisações e ocupações no caminho de construir uma greve geral das estaduais entre professores, funcionários e estudantes para barrar os ataques do Governo Serra, para exigir o aumento de salário aos professores e funcionários, por mais verbas para a Universidade, pelo fim do decreto e contra a repressão.

TODO APOIO À LUTA DOS ESTUDANTES DA UNICAMP! SIGAMOS O EXEMPLO EM TODAS AS UNIVERSIDADES COLOCANDO DE PÉ AS DEMANDAS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E NOSSOS MÉTODOS RADICALIZADOS DE LUTA!

FORA POLÍCIA DO CAMPUS!

ABAIXO O DECRETO DE SERRA!