sexta-feira, 30 de março de 2007

Informativo do mov. de ocupação da Reitoria (30/03)

Os Estudantes mobilizados em torno da ocupação da Reitoria vem neste informativo expressar sua posição sobre o andamento das negociações com a reitoria.

Em resposta às questões relativas à pauta: os Estudantes reafirmam:

(1) Há uma comoção pública dos estudantes da Moradia contra a sua atual administração representada pela profª Kátia Stancato, o que torna legítima a reivindicação de sua retirada imediata. Acreditamos que a administração da profª Kátia será inviabilizada devido ao enorme descontentamento dos moradores que vem aumentando progressivamente.

(2) Não há dúvidas quanto a necessidade da ampliação da Moradia e da Assistência Estudantil. Evidência disso é o enorme número de estudantes que necessitam de assistência estudantil, comprovado pelos critérios sócio-econômicos adotados pelo SAE, mas que não são atendidos pela falta de estrutura.

Portanto não é necessário discutir a demanda, mas sim a forma como será viabilizada.

(3) Na tarde de ontem, alguns professores conselheiros do CONSU estiveram presentes em uma reunião extra-ordinária. Não consideramos que essa manifestação pública dos membros do CONSU seja oficial, visto que não puderam estar presentes representantes dos funcionários e dos estudantes. Além disso, não houve quórum. Mais uma vez, se demonstra o cárater anti-democrático desse órgão máximo de deliberação da Unicamp. Isso reforça ainda mais a reinvidicação dos estudantes de homologar os seus representantes no CONSU e a garantia da autonomia irrestrita dos estudantes organizarem suas eleições, como ocorria até 2004 e como ocorre em todas as universidades públicas, exceto na Unicamp.

(4) Nunca houve uma negociação entre a “diretoria” do DCE e a Reitoria. A Comissão de negociação é representativa dos estudantes que estão na ocupação e foram democraticamente escolhidos por estes. O DCE é solidário e participa ativamente da Ocupação, mas não responde por ela como liderança. Este movimento não se restringe aos estudantes que estão presentes fisicamente na ocupação, ele conta com apoio de diversas CAs, sindicatos, DCEs, parlamentares e movimentos sociais do Brasil inteiro. (ver a lista no blog)

(5) A pauta ainda não foi exaustivamente acordada. Alguns itens não chegaram a ser discutidos devido à intransigência da Reitoria.

Por fim, estamos sendo constantemente ameaçados de punições disciplinares e repressão policial pela Reitoria. Por nosso movimento ser pacífico, organizado e legítimo, reivindicamos que nenhum manifestante seja punido e que não haja repressão policial.